sábado, 11 de julho de 2009

Dica de programa: Green Folkies no Cornhills Café


A minha dica de programa para a noite deste sábado (11) é o show da dupla Green Folkies no Cornhills Café, que fica na 202 sul. Desta vez, não poderei assisti-los, pois tenho um casamento muito descolado para comparecer no mesmo horário (20h). Mas já fui há algumas apresentações deles e posso garantir que são ótimas.

O Green Folkies é formado por Fernando Brasil (violão, gaita e voz) e Flávio Pennachio (violino e banjo) e, como o nome antecipa, traz um repertório calcado em artistas folk (Bob Dylan, Donovan, Johnny Cash, Neil Young e Simon & Garfunkel) ou em versões em violão, violino e voz para roqueiros britânicos (Beatles, Stones, Van Morrison, etc).

Fernando Brasil, figura conhecida principalmente por seu trabalho à frente do Phonopop, é apontado por muitos como o melhor vocalista da geração 2000 do rock brasiliense. Na verdade, talvez seja o único que mereça o rótulo de cantor - um verdadeiro crooner!!! - por sua excelência vocal. Além disso, é um ótimo guitarrista, melodista e profundo conhecedor do rock dos anos 60, principalmente a vertente britânica. Ele utiliza essas ferramentas para montar um repertório diferenciado, que une de forma inteligente artistas americanos e ingleses; antigos e novos (no show rola até os "mudernos" The Fratellis).

Flávio Pennachio é uma espécie de “Stephanie Grappelli do cerrado”, pois utiliza o violino com trejeito popular e até jazzístico, sem se apegar tantos aos classicismos ligados ao instrumento. Ao longo do tempo, ele foi ganhando desenvoltura como solista (hoje, o repertório da dupla conta até com música instrumental), e passou também a tocar banjo e pandeiro.

Para quem acompanha o trabalho do Green Folkies desde o começo, dá para sentir que a dupla está cada vez mais afiada e o seu show, dinâmico. Esse aprimoramento tem os feito conquistar um grupo fiel de admiradores, nos quais se incluem desde amigos próximos até o fenômeno teen Mallu Magalhães.

Mas a inusitada história de como a Mallu Magalhães conheceu e caiu em elogios ao som do Green Folkies, só os integrantes da dupla podem contar...

4 comentários:

  1. Obrigado pela divulgação e pelos elogios, Pinduca!

    abração.

    ResponderExcluir
  2. Que é isso, Fernando. Só falei o que achava, mesmo. Sou fã do Green Folkies. Desculpe por qualquer imprecisão. abç.

    ResponderExcluir
  3. qnd terá outra apresentaçao dos green folkies??

    ResponderExcluir
  4. Yanzitos,

    Não sei quando haverá outra apresentação do Green Folkies. De repente, vale a pena você perguntar diretamente para o Fernando Brasil. Ele tem um blog bem legal no endereço: http://joaolendea.wordpress.com/

    abraço e desculpe pela demora na resposta

    ResponderExcluir