segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O dia em que Bob Marley virou Papai Noel


Quando vi o flyer acima, no balcão da Pizzaria Dom Bosco da 107 sul, achei-o engraçadão. Resolvi, então, trazê-lo para compartilhar com vocês. É esquisito, mas, assim como o Botafogo, tem coisas que só acontecem com o Reggae. Essa filipeta é um exemplo típico desse mundo tão particular: em primeiro lugar, a extrema reverência em relação ao ídolo Bob Marley, tratado muitas vezes como uma espécie de deus. Neste caso, os organizadores do show inovaram ao colocar Bob numa posição de... Papai Noel!!! E a maneira como isso ocorreu é, de certa forma, hilária: botando um gorrinho vermelho na cabeça do cantor jamaicano, num esquema de copiar e colar que remete ao velhos tempos de Paint Brush. Ah, e para não quebrar a tradição, não poderiam faltar as cores da bandeira da Etiópia (verde, vermelho e amarelo) na fonte que compõe o título do evento

Apesar de não entender bem o que significa "Reggae do Noel", fiquei fã desse flyer. Gostei também do nome do MC: Promissor. Fiquei me perguntando o que acontecerá com ele, caso um dia venha a fazer sucesso. Certamente, terá que trocar de nome.

Bom, mas não quero ficar sendo irônico o tempo todo, não. Na verdade, o quero dizer é que, apesar da tosqueira e da absoluta falta de estilo, acho que tem um lado legal nessa ingenuidade gráfica. Como os leitores desse blog podem notar, às vezes fico meio de saco cheio dessa cultura do estilo. E, querendo ou não, artes toscas como essa acabam mostrando um outro lado da moeda no meio musical, talvez mais espontâneo. Ok, também não quero me tornar uma pessoa que, por certa birra, passa a cultuar a ignorância e o mau gosto. Mas, sei lá, de repente, pode haver um meio termo entre os dois mundos (o estiloso e o naive).

Deixando o papo (metido a) cabeça de lado, curtam aí o flyer do Reggae do Noel e tirem suas próprias conclusões.

4 comentários:

  1. Carlos, você é deliciosamente irônico! Não se avexe!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pinduca, pra entender mesmo porque vc se apaixonou por esse flyer leia o sensacional História da Feiúra pelo célebre autor e intelectual italiano Umberto Eco. Fica a dica.

    Bjs,
    Débora Blog

    ResponderExcluir
  3. Leocádia: Valeu pelo elogio. O que eu tento evitar é que a ironia se torne uma espécie de muleta para a expressão das minhas opiniões. Por isso, dou uma freada nessa característica, de vez em quando.

    Débora: Coincidentemente, vi esse livro em promoção esta semana, na Livraria Saraiva. Tava por R$ 9,90. Isso mesmo: de R$ 59,90 por R$ 9,90. Até pensei em comprá-lo, mas não sabia se era legal (parece que o Umberto Eco só compilou os textos, não é isso?). Depois da sua dica, vou tentar adquiri-lo para ver se compreendo essa minha atração pelo ruim.

    Zé: Realmente, este flyer é fora de série. Também me amarrei nele. Costumo guardar “obras de arte” como essa: já tenho algumas “valiosas” na minha coleção.

    abraços.

    ResponderExcluir